criatividade

A criatividade nunca será um item em um menu suspenso.

O maior equívoco sobre inovação e criatividade é que elas podem ser geradas sob demanda. Criatividade nunca será um item em um menu suspenso que você pode clicar para ativar quando precisar. Mas isso não significa que você deva ficar sentado esperando um impulso criativo.

Em um mundo onde um único toque em uma tela pode nos trazer qualquer serviço ou produto imaginável sempre que quisermos, a criatividade ainda funciona no seu próprio ritmo. É a única coisa que nunca seremos capazes de obter sob demanda: a centelha de inspiração que nos coloca em uma mentalidade criativa. Mesmo os artistas Psicólogo Recreio dos Bandeirantes , e escritores mais brilhantes não decidem quando são mais criativos. Em vez disso, eles entendem as dinâmicas internas e externas que moldam sua produtividade e ajustam seus processos de acordo.

Há momentos do dia, fora de nosso controle, quando entramos nos estados de sermos condutores de uma criatividade intensa. Estes são chamados estados de fluxo, notoriamente identificados e descritos pelo psicólogo da Universidade de Chicago Mihaly Csikszentmihalyi. Alguns de nós trabalham melhor no início da manhã, enquanto outros apresentam suas maiores idéias tarde da noite Psicólogo Recreio dos Bandeirantes. Mas só porque somos escravos do nosso próprio biorritmo quando se trata de alcançar o perfeito estado de espírito inovador, não significa que não podemos controlar nossos próprios hábitos de criatividade.

Aqui estão três coisas que você pode fazer para facilitar e aproveitar seus estados de fluxo:

Incorporar pausas para reflexão e descanso em seus hábitos de trabalho todos os dias. Mesmo breves períodos de relaxamento – uma pausa para meditação ou um curto cochilo – podem estimular o comportamento criativo. Tente fechar a porta e colocar a cabeça na mesa por quinze minutos. Você vai emergir recarregado, rejuvenescido, pronto para olhar seu mundo de novo.

Levante-se e vá para fora. Assim como o relaxamento regular é um catalisador comprovado para a criatividade, o mesmo acontece com a estimulação. Goethe e Kant costumavam tomar a constituição da tarde – o meio-dia caminha para acabar com o pensamento e a escrita. Energizar-se e obter adrenalina é uma ótima maneira de redefinir e ver um problema de uma nova perspectiva. Não se trata apenas de realizar essas atividades de estimulação ou relaxamento. Trata-se de entender os ritmos de seus estados de fluxo e ver onde e como esses exercícios podem melhorá-los.

Recrie os ambientes em que você é mais criativo. Quando estiver sintonizado com os fatores ambientais que acionam sua criatividade, você poderá recriá-los e integrá-los ao seu espaço de trabalho natural. Seja a luz do sol ou a escuridão, espaços legais ou pontos quentes, música em seus fones de ouvido ou um silêncio total que faz o seu ritmo criativo, encontre-o e capture-o. Esses pequenos ajustes no ambiente podem fazer uma grande diferença em seu fluxo de inovação.Psicólogo Recreio dos Bandeirantes.

Criatividade nunca será um item em um menu suspenso que você pode clicar para ativar sob demanda – a criatividade exige de você. Isso não significa que você deva ficar sentado esperando um impulso criativo. Você pode não conseguir controlar a chegada do seu estado de fluxo, mas pode construir sua rotina em torno dele. Desta forma, quando chegar, você estará pronto para isso.

 

Fonte